sábado, 26 de setembro de 2015

Olhos arregalados


Sempre dizem que a felicidade está nas pequenas coisas e que temos que estar com os olhos bem abertos pra poder enxergar, se não acaba perdendo de vista. Dizem também que o amor está nos gestos simples, nas pequenas demonstrações de afeto que acontecem diariamente. Dizem que não é preciso grandes gestos, nem grandes momentos pra que a gente seja feliz. Que as coisas acontecem quando tem que acontecer e que não adianta ficar tentando apressar, tudo acontece quando menos se espera.

E a gente arregala os olhos pra tentar encontrar essas pequenas coisas. E encontra. E se permite sentir os cheiros, as risadas, as cores, a vida. Vai dando valor aos pequenos carinhos, a uma mensagem de bom dia, a um cheiro no pescoço e um abraço no portão. E quando percebe, a vida tá mais bonita e mais colorida. Dá vontade de dar bom dia pro tio que vende bala no trem, de levantar pra velhinha sentar no metrô (mesmo que não seja o banco preferencial) e se inscrever naquele trabalho voluntário que você adia faz tempo.

Mas também tem aqueles dias em que tudo o que você quer é um gesto grandioso. Dias em que os olhos se cansam de procurar onde as pequenas coisas estão se escondendo. Dias em que tudo o que você quer é ouvir alguém dizer pra aquelas coisas perfeitas que os casais dizem um para o outro nos filmes de romance. Dias em que tudo o que você quer é ver seu esforço recompensado. Nesses dias você está cansada de esperar as coisas acontecerem, apenas quer que o futuro seja agora e que todos os planos que você faz antes de dormir se realizem. Você quer começar a receber a recompensa de passar as madrugadas estudando, tendo que se apertar no fim do mês porque o salário já está no fim e não vai rolar aquela praia com as amigas.

Você e elas estão na mesma situação, passam as noites de sexta-feira fazendo planos sobre as viagens e as festas que vocês pretendem ir. Sobre como vão decorar a casa de vocês, sobre como vão compartilhar muitas histórias incríveis. Vocês se dão conta de que tudo está demorando demais e bate o desespero, o cansaço e a falta de vontade. Parece que tudo vai ficar apenas nos sonhos. Mas aí algo acontece! Você recebe uma notícia inesperada, você começa um emprego novo, você se apaixona ou lê um livro incrível. Você volta a enxergar as pequenas coisas e a dar tempo ao tempo. Tudo volta a se encaixar e a vida se torna felicidade outra vez. E é quando o ciclo recomeça.

14 comentários: